levedura em alimentos para cães.
O avanço científico sobre nutrição de animais de companhia tem aumentado de forma contínua acompanhando o fenômeno visto em diversas áreas do conhecimento.
Assim, novas fontes de nutrientes têm sido buscadas para vencer desafios como a manutenção de massa corporal magra e da saúde intestinal, a melhora da digestibilidade e do sistema imune. Desta forma, aditivos alternativos têm sido pesquisados, dentre eles destaca-se as leveduras, em suas diversas formas de aplicação e cujos benefícios da sua utilização merecem ser ressaltados.
As leveduras são fungos unicelulares cosmopolitas, sendo amplamente distribuídas no solo, superfícies de folhas, frutos e no trato gastrointestinal dos animais. São as mais antigas fontes unicelulares de proteínas consumidas pelo homem por meio de produtos naturais, bebidas e alimentos elaborados por processos fermentativos.
A origem da levedura utilizada na nutrição animal se dá principalmente em destilarias de álcool (etanol) e nas cervejarias onde são gerados excedentes de células de levedura que, inativadas termicamente ou não, poderão ser usadas diretamente (células íntegras de levedura) ou ser processadas para obtenção de vários derivados como o autolisado e o extrato de levedura, que vêm sendo utilizados na formulação de produtos para humanos e animais, em forma de complementos nutritivos, flavorizantes, entre outras aplicações.
O uso de leveduras como aditivo na alimentação de animais de estimação resulta em amplos benefícios tanto de cunho ambiental, devido à utilização dos resíduos das indústrias de fermentação, quanto nutricional, uma vez que se trata de uma excelente fonte de proteínas, fibras e nucleotídeos de elevado valor biológico. Além disso, as leveduras podem ser utilizadas como probiótico (células vivas) ou prebiótico. O uso da levedura e seus subprodutos sobre a saúde de cães e gatos promovem a saúde e melhoram a ecologia microbiana do trato gastrointestinal, além de promoverem uma melhora significativa do sistema imunológico. Estudos recentes comprovam a possibilidade de leveduras também serem utilizadas como fonte de minerais orgânicos e adsorventes de toxinas fungicas.
Comentários