A
Prefeitura de Belo Horizonte ampliou o número de consultas para o
atendimento on-line da população com sintomas do novo Coronavírus. A
agenda, que antes ofertava diariamente cerca de 200 horários, agora
dobrou. Por dia, serão disponibilizadas 400 vagas. O número de médicos
para teleconsultas também aumentou, passando de 12 para 25
profissionais. A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a
Unimed-BH, iniciou as consultas on-line na semana passada para os
pacientes atendidos pelo SUS-BH.
Em cinco dias foram atendidas mais de 600 pessoas, a maioria delas com
sintomas leves. Todos os moradores de Belo Horizonte, cadastrados em
Centros de Saúde na capital, têm acesso à ferramenta cedida pela
Unimed-BH e podem realizar esse tipo de atendimento com médicos dos SUS
através desta
página. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
A consulta deve ser realizada por pessoas que apresentam sintomas como
tosse, dor de garganta, congestão nasal e coriza, com ou sem febre. A
iniciativa tem o objetivo de atender e orientar a população, diminuindo
assim a circulação de pessoas, principalmente os grupos de maior risco –
como idosos, imunossuprimidos e gestantes – aos serviços de saúde.
Este serviço está disponível apenas para cidadãos de Belo Horizonte com
cadastro em Centro de Saúde. Caso você não esteja cadastrado, procure
sua unidade de referência para realizar a inscrição. Os endereços estão
disponíveis nesta
página.
O cidadão deve acessar esta
página
ou o PBH APP e se cadastrar para uma Consulta On-line Coronavírus. Após
confirmar o cadastro no SUS-BH, o paciente entra em uma tela para
escolha da data e horário da teleconsulta, dentro da disponibilidade da
rede SUS.
No dia e hora agendados, o usuário entrará novamente no sistema com seus
dados cadastrais (CPF e data de nascimento) e terá acesso à consulta
por vídeo. De acordo com o diagnóstico levantado, ele poderá receber
orientações de isolamento domiciliar e receita de medicamento que
seguirá escaneada no e-mail de cadastro informado. Com a impressão da
receita, o paciente poderá buscar o medicamento no Centro de Saúde de
sua área de abrangência.
Os pacientes com suspeita de Covid-19 seguirão ainda em
telemonitoramento pela equipe da unidade de atendimento, que irá
telefonar a cada 48 horas, de acordo com a indicação médica, para
avaliar a evolução dos sintomas relatados na teleconsulta.
Comentários